Cadeia de Valor, Diagnóstico, Gestão de Conhecimento, Gestão de Resíduos, Logística Reversa, Monitoramento e Avaliação, Políticas Públicas

Reviva

CLIENTE

ViaVarejo
(Casas Bahia e Ponto Frio)

PERÍODO

desde outubro/2015

O QUE É

O Reviva, Reciclagem Via Varejo, é o programa de gestão de resíduos recicláveis e conscientização sobre o tema, criado com assessoria da Giral em outubro de 2015 para aperfeiçoar uma iniciativa que já existia há 7 anos. O projeto trabalha com logística reversa, enviando embalagens de papelão, isopor e plástico descartadas nas lojas pelos clientes de volta para o Centro de Distribuição. A Via Varejo possui uma triagem própria, operada por uma cooperativa, que funciona em Jundiaí (SP) e encaminha de lá todos os resíduos do Centro de Distribuição e que voltam das lojas para cooperativas de catadores de material reciclável. A Giral gerenciou a implantação da cooperativa na Triagem do Centro de distribuição e desenhou a nova estrutura do Programa.

RESULTADOS

Em um modelo pioneiro implantado através de estudos realizados pela Giral, a Triagem, que antes era operada por colaboradores, passou a ser gerenciada de forma independente pela Cooper Viva Bem dentro do próprio centro de distribuição da empresa, em Jundiaí (SP). Seus 43 cooperados são responsáveis pela reciclagem de mais de 700 toneladas material/mês com um ganho de R$ 12,81/hora. Os próximos passos são a instalação do modelo de logística reversa nos centros de distribuição de Duque de Caxias (RJ) e Camaçari (BA). Além disso, o projeto acaba de criar um novo braço, o desenvolvimento de uma escola para os cooperados com temas relacionados ao cooperativismo.

Projetos relacionados

Start typing and press Enter to search